aauab menu left
aauab menu right
Logo AAUAb
Eleição dos representantes dos estudantes no Conselho Pedagógico da Universidade Aberta Versão para impressão Enviar por E-mail
Domingo, 20 Abril 2014 09:28

O mandato do Conselho Pedagógico da Universidade Aberta terminou no final do ano de 2013, pelo que se torna necessário proceder à realização de eleições dos representantes dos Estudantes e dos Docentes.

Neste âmbito, e porque a competência de organização da eleição coube à Associação Académica, convidámos três alunos para formarem uma comissão eleitoral que prepare, calendarize e execute todos os procedimentos necessários à realização da eleiçãodos representantes dos estudantes, que tomarão posse como membros efetivos doórgão acima identificado.


Assim informamos,que os alunos nomeados para a referida comissão são:


· Aluno: 1101936 - Filipe José Correia Moreira

· Aluna:1102681 - Maria João Pereira Antunes Coelho Jorge

· Aluna: 1200415 - Lídia de Jesus Cabral Martins


Todos sabemos que a nossa Instituição prima por um ensino de qualidade à distância, sendo a nossa sala de aula em ambiente virtual e por isso pensamos que o modo de votação existente, presencial ou por carta, dificulta a participação de todos os estudantes, estando além disso obsoleto.

Por estes motivos, foi lançado um desafio de melhoramento de todo o processo, tentando que o mesmo facilmente abarque todos os alunos, mesmo que espalhados pelo mundo e que permita uma votação eletrónica fácil, rápida, eficaz e feita na plataforma que usamos.


Pelo que em cima foi exposto, foram desenvolvidos contatos entre a Direção da AAUAb, Comissão Eleitoral e UAb, nomeadamente com o Magnifico Reitor Professor Doutor PauloMaria Bastos da Silva Dias, Pró-Reitor para o Campus Virtual Professor Doutor Vítor Jorge Ramos Rocio e atual Presidente do Conselho Pedagógico Professora Doutora Ana Paula Vaz Fernandes, tendo sido reconhecido o direito ao voto eletrónico, único e pessoal através das credenciais do aluno no portal e-learning, semelhante ao processo que já é realizado com os inquéritos de avaliação, feitos pela UAb.

Assim, para esta votação cada eleitor estará devidamente credenciado, pois para aceder ao boletim de voto necessitaráde introduzir o seu número de estudante e password.


Esta é uma vitória que poderá e deverá ser adaptada a todas as eleições doravante realizadas. Desta forma poderemos alcançar um maior número de alunos, possibilitar uma acessibilidade simplificada e em linha com o tipo de ensino que frequentamos e exercer o direito ao voto.

Tudo isto foi em parte o motivode atraso na realização da eleição do Conselho Pedagógico, mas um atraso quejulgamos ser justificado.


Finalmente, apelamosà participação dos estudantes neste processo e a Comissão Eleitoral estará pronta para o esclarecimento de duvidas e receção de candidaturas, bastando para o efeito contatar para e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


Em breve será divulgado o calendário definitivo, a forma como proceder à apresentação de candidaturas e o manual de procedimentos para a realização da eleição dos representantes dos estudantes no conselho pedagógico.


Saudações Académicas,


P' Direção da AAUAb


Fernando Tomás

Susana Juzarte


P' Comissão Eleitoral


Filipe Moreira

Maria João Jorge

Lídia Martins
 



Associação Académica da Universidade Aberta, 2010