Futuros alunos Informática 2010-2011

Espaço para os nossos futuros colegas colocarem as dúvidas sobre o acesso, funcionamento, etc.

Moderador: nsf

Re: Futuros alunos Informática 2010-2011

Mensagempor nicoteco » 15 Jul 2010, 23:33

Forum do café??
Nicolas Calheiros
Licenciatura em informática
Viseu
nicoteco
De 11 a 20 mensagens
De 11 a 20 mensagens

Registado: 06 Jul 2010, 22:33

Mensagempor VitorP » 15 Jul 2010, 23:44

É um fórum só para alunos da licenciatura informática da Uab.
Não está acessível a futuros alunos :D
Existem fóruns destes para todas as licenciaturas (ou pelo menos para grande parte delas).
É o unico sitio onde todos os alunos e professores de todos os anos da licenciatura estão inscritos.
O que permite que uma pergunta de um caloiro seja respondida por alguém mais experiente. Infelizmente não me apercebi que nenhum aluno mais experiente tenha respondido ás minhas duvidas iniciais. :(
Vitor
Licenciatura em Informática - 903027
Local de Exame: Lisboa
VitorP
De 41 a 80 mensagens
De 41 a 80 mensagens

Registado: 28 Mar 2009, 18:47

Mensagempor nicoteco » 15 Jul 2010, 23:48

ok.

Obrigado pela informação.
Nicolas Calheiros
Viseu
nicoteco
De 11 a 20 mensagens
De 11 a 20 mensagens

Mensagempor darocha » 15 Jul 2010, 23:56

Vitor, ainda bem que o curso não é muito fácil. Se fosse fácil duvido que se aprendesse o suficiente para ficarmos com o grau de licenciado. Se fosse fácil, não iriamos arranjar emprego tão cedo, 1º porque tinhamos má fama, 2º porque não sabiamos o suficiente e dp da 1ª semana eramos despedidos ou pelo menos uns incompetentes durante mt tempo. O não ser fácil tem de ser visto como uma vantagem, a não ser que alguém ande à procura apenas de um "canudo".

Já agora, boa sorte para os exames. E caso deixes alguma UC para recurso, não desanimes.

Abraço,Zé
Zé Rocha
Licenciatura Informática - 1ºano
Lisboa
darocha
De 21 a 40 mensagens
De 21 a 40 mensagens

Registado: 26 Mai 2010, 12:57

Mensagempor VitorP » 16 Jul 2010, 00:03

Obrigado,
Não desanimo.
E a facilidade também não me agrada, por isso gosto do curso. E aconselho-te a repensares a opção pelo exame. A avaliação continua nas UC's práticas é muito mais interessante, ensina muito mais e talvez até venha a ser obrigatória em algumas UC's. Tal como é obrigatório em certas caddeiras de Linguas. Ninguém espera que se passe a Inglês ou outra lingua qualquer só com um exame escrito :)
Mas pronto esse é um assunto polémico que não vos deve preocupar neste momento.
Vitor
VitorP
De 41 a 80 mensagens
De 41 a 80 mensagens

Mensagempor vtmatias » 16 Jul 2010, 09:56

Bom dia a todos!

Costuma-se dizer que se fosse fácil não era para nós! Era para o vizinho do lado! ahahah.
É óbvio que não me sinto à vontade, sem estudar a 26 anos! Mas se me meto nas coisas é para ir em frente. As que não fizer de uma vez, faço em duas, paciência. O que não podemos é desanimar nem desistir!

Nicoteco, numa das tuas intervenções de ontem, agradeceste-me pelas explicações do curso de informática em vez de agradeceres ao vitorp. Desculpa-me esta observação, mas os louros são todos para ele.

E Teresa, não desanimes, pois concerteza tambem vais encontrar muito boa gente no teu curso! Sê bem vinda ao nosso Tópico.

Cumprimentos,
Vítor Matias
Licenciatura Informática - 1º Ano
Lisboa

" O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário ". Albert Einstein
vtmatias
De 21 a 40 mensagens
De 21 a 40 mensagens

Registado: 15 Abr 2010, 16:23

Mensagempor vmsvieira » 16 Jul 2010, 10:07

Caros Colegas isto de repente dinamizou :D Vitor Matias, era disso que estava a falar...dinamizar o fórum. Os actuais alunos deveriam participar mais. Só por isso o meu (nosso) muito obrigado!

Concordo com a avaliação continua em Matemáticas, aliás, em todas as cadeiras. Eu já a comecei a rever toda a matéria desde o secundário. Encontram-se vídeos e livros muito interessantes na net, todos em inglês claro.

Já não estudo há uns 7 ou 8 anos, mas lembro-me dessa "análise infinitesimal" e as dores de cabeça que me dava... a ver vamos. :D
Vitor Vieira
Informática 2010/2011
Exames: Porto
vmsvieira
De 11 a 20 mensagens
De 11 a 20 mensagens

Registado: 23 Jun 2010, 19:33

Mensagempor darocha » 16 Jul 2010, 11:55

Olá VitorP

Tens razão, o assunto da avaliação não é agora prioritário, mas continua a ser de grande importância. Agradeço o teu conselho relativamente à tendência que tenho de querer fazer tudo por exame, mas na verdade penso da seguinte maneira:

Porquê fazer efolios, 1 ou 2, que me vão ocupar uma ou duas semanas, que ainda por cima são trabalhosos, para não dizer muito trabalhosos, que me vão dar cabo da cabeça, que me vão fazer pedir ajuda a terceiros?… enfim uma carga de trabalho!… Quando posso estudar tranquilamente para o exame, de acordo com o meu ritmo de aprendizagem, de acordo com a minha disponibilidade e em apenas 2h (que é o tempo que dura o exame), resolver o assunto. Ainda por cima as questões do pfolio são iguais às do exame só que em menor quantidade!
Acredito que se tire melhor nota com o efolio/pfolio, mas será que ter mais 2 ou 3 pontos na avaliação final, justifica o tempo investido nesse(s) trabalho(s)/pfolio de 12 Val?
Também concordo que se aprenda mais, e essa é a vantagem que mais irá pesar na minha escolha.

Esta é a minha opinião, não é boa nem má, é simplesmente uma opinião, que ainda por cima não terá muito valor uma vez que quem tem experiência neste curso és tu, logo mereces mais credibilidade. E claro, de certa forma fizeste-me repensar no modelo de avaliação que irei escolher. Por isso agradeço-te mais uma vez por teres sido, simplesmente, impecável.

Abraço: Zé
Zé Rocha
Licenciatura Informática - 1ºano
Lisboa
darocha
De 21 a 40 mensagens
De 21 a 40 mensagens

Registado: 26 Mai 2010, 12:57

Mensagempor nicoteco » 16 Jul 2010, 12:11

Depois de ler as mensagens aqui colocadas por todos tomei a minha decisão relativamente ao tipo de avaliação...

Primeiro queria agradecer a todos o fantastico contributo e ajuda que me deram.

Inicialmente, quando me candidatei a informática a minha ideia seria fazer avaliação por exame, mas neste momento a minha opinião nudou.
Felizmente a minha actividade profissional permite-me grande flexibilidade de horários, logo tenho tempo para estudar e fazer trabalhos durante o semestre.

A minnha opção em ingressar na licenciatura em informática é para obter competências na área, logo nada melhor que avaliação contínua para aprender bastante.
Nicolas Calheiros
Viseu
nicoteco
De 11 a 20 mensagens
De 11 a 20 mensagens

Mensagempor VitorP » 16 Jul 2010, 19:27

Não vale a pena tomar a decisão agora.
Se não me engano no incicio de cada semestre temos cerca de 1 mês para decidir.
Devem aproveitar esse tempo para se inteirarem de como é a avaliação continua em cada UC.
Inclusivé podem escolher exame numas UC e avaliação continua noutras. Foi o que fiz neste semestre em que escolhi exame numa UC.
E é obvio que devem ouvir opiniões de outros alunos, visto que eu sou um defensor radical da avaliação continua.
Mas embora a nossa opinião divirja em muitos aspectos da avaliação continua, num estamos quase todos de acordo... Aprende-se muito mais.

Quero também tranquilizar quem está com receio por não estudar á muito tempo. Eu não estudava á 20 anos e estou a dar-me bem. Fiz as 5 UCs do 1º semestre (o que não aconselho a ninguém que tem trabalho a tempo inteiro), e espero fazer o mesmo no 2º. No entanto foi tão dificil que para o ano vou fazer menos UC. Não desistam ás 1ªs contriadades. E preparem-se para elas.
Vitor
VitorP
De 41 a 80 mensagens
De 41 a 80 mensagens

Mensagempor lealgr » 18 Jul 2010, 02:07

Grande VitorP

Obrigado pelo conselhos e pela excelência dos tópicos que apresentas neste forum, pois também serviram para mim, apesar de não ter entrado este ano, ainda não desisti e por isso já estou inscrito no CQES...

Pessoal, contem comigo pois estarei ao vosso dispor...

Um abraço e bons estudos...

Paulo R. Leal
Paulo R. Leal

Curso de Qualificação para Estudos Superiores (CQES)

Lisboa
lealgr
De 0 a 10 mensagens
De 0 a 10 mensagens

Registado: 06 Jul 2010, 22:34

Mensagempor VitorP » 22 Jul 2010, 22:09

Agora que finalmente acabaram os exames e já tenho mais tempo para vir a este fórum responder a qualquer questão deixo-vos aqui dois links:

Calendário da UAb
http://www.univ-ab.pt/pdf/legis/desp49r2010.pdf

Datas e locais de exame (ou p-folio na avaliação continua)
http://www.uab.pt/web/guest/estudar-na- ... nte/exames

O 1º é importante para saberem que devem começar o módulo de ambientação a 13 de Setembro, por isso até essa data já devem ter recebido as passwords de acesso ao moodle.
Eu recebia a minha uma ou 2 semanas antes. Se não a receberem até ao dia 13 procurem informar-se se houve algum problema na vossa inscrição.
Normalmente os emails para o info-sac demoram imenso tempo, e nessa altura o telefone também não costuma ser uma boa solução. O módulo de ambientação não é essencial, no entanto daí até começar o semestre são apenas 2 semanas.

O 2º tem as datas e os locais de exame.
Os exames de manhã são ás 10h de Portugal Continental e os de tarde ás 16h.

Quem quiser pedir o estatuto de trabalhador estdante provavelmente irá ter de apresentar o PDF que existe no 2º link com as datas de exame.
Boa sorte a todos.
Vitor
VitorP
De 41 a 80 mensagens
De 41 a 80 mensagens

Mensagempor GFCOliveira » 25 Jul 2010, 12:40

Boas,
Peço desculpa por até ao momento não me ter apresentado.
Também eu consegui entrar este ano para o curso de informatica e aventurei-me nas 5 UCs do 1º Semestre. Apesar de ter trabalho a tempo inteiro, vou arriscar.
Se me der mal, terei que repensar melhor no futuro.
Quanto ao método de avaliação é que ainda não decidi.
Quanto á aquisição dos manuais, ja encomendei alguns on-line. Não sei se é do conhecimento de todos os colegas, mas existe um site muito bom, com todos os manuais necessários ao nosso curso e a outros cursos tb.

O site é : http://www.wook.pt/

Basta fazerem uma pesquisa e vão encontrar lá tudo o que precisam.

Já agora aproveito para perguntar se está por aqui algum colega que, tal como eu, realize exames em Grandola pois parece-me que o pessoal é todo de longe.
Serei o unico alentejano do curso?

Gregório Oliveira
Licenciatura em Informatica
Local de Exame: Grandola
GFCOliveira
De 0 a 10 mensagens
De 0 a 10 mensagens

Registado: 31 Mai 2010, 10:47

Mensagempor GFCOliveira » 25 Jul 2010, 12:42

Ah... Só para acrescentar...

Em breve irei adicionar todos os emails de todos os colegas que aqui os colocaram.
É sempre bom, para troca de informações.

O meu é: gregorio.oliveira81@gmail.com

Cmp.
Gregório Oliveira
Licenciatura em Informatica
Local de Exame: Grandola
GFCOliveira
De 0 a 10 mensagens
De 0 a 10 mensagens

Registado: 31 Mai 2010, 10:47

Mensagempor VitorP » 25 Jul 2010, 13:47

Parece-me que muita gente escolhe as 5 UCs no 1º ano apesar de trabalharem.
Eu fui um deles.
Não posso dizer que seja impossivel faze-las, porque a muito custo acabei por faze-las todas (pelo menos no 1º semestre).
A unica coisa que posso dizer é que preparem-se para trabalhar muito, e tentem ver o mais cedo possivel quais as UC's que conseguem fazer.
Um bom sistema para evitar atrazos é atribuir prioridades.
Depois estudem de modo a manter em dia todas as UC's, mas começando pelas UC's com mais prioridade.
Se virem que o estudo nas de menor prioridade está irremediavelmente atrazado, anulem essa UC. Além de não perderem tanto dinheiro, não perdem tempo precioso.
Quanto á decisão de avaliação continua /exame final, não aconselho a tomada de decisão antes de verem a data dos efolios (para aqueles que pensam escolher avaliação continua). Até porque a decisão da avaliação é feita para cada uma das UCs e pode não vos dar jeito alguma data.
Quer isto dizer que podem ter algumas UC como avaliação continua e outras como exame.
Eu por exemplo escolhi matemática finita (2º semestre) em exame porque calculei que não fosse ter tempo para as 5UCs, usando o tempo do efolio dessa UC para fazer os outros efolios.

Para quem tem mais dificuldades em matemática talvez seja mais indicado começar por algebra linear e deixar análise Infinitésimal para depois.
E o melhor é começarem já a ver se conseguem perceber o livro.
O livro de algebra é muito bom.
"CABRAL, Isabel; PINTO, PERDIGÃO, Cecília; SAIAGO, Carlos, Álgebra Linear, Escolar Editora, 2009, ISBN 978-972-592-239-2"

Não existem aulas na licenciatura, por isso o método de estudo é estudar os capitulos do livro, se tiver duvidas colocar as duvidas em fóruns, fazer os exercicios recomendados, e se tiver mais duvidas voltar a colocar as duvidas.
Repito para quem possa ainda não ter percebido... Não há aulas
O papel dos professores é fornecer a indicação de quais capitulos estudar, em alguns casos fornecer documentos adicionais, indicar exercicios, e tirar duvidas.
Não esperem muito mais que isso.
Vitor
VitorP
De 41 a 80 mensagens
De 41 a 80 mensagens

AnteriorPróximo

Voltar para Futuros Alunos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante