Associação Académica da Universidade Aberta
Registe-se usando o e-mail institucional e aceda aos conteúdos privados para os estudantes.
O email de confirmação é enviado imediatamente, se não receber o email de confirmação, estará na pasta lixo ou spam.
Criar conta

Notícias 1ª Edição da Janela Literária | 25 de março | 21H30

Status
Não está aberto para novas respostas.

AAUAb

Institucional
8 Abril 2020
105
141
O Núcleo Humanista convida toda a comunidade académica da Universidade Aberta a participar na 1ª Edição da Janela Literária — Saramago, Escritor de Imagens, Pintor de Escritas.


Nesta tertúlia inaugural, propõe-se iniciar a discussão e o debate literários e culturais a partir de excertos da obra saramaguiana que revelam as relações de dependência, influência, e tensão entre o discurso verbal/literário e o universo pictórico das artes plásticas. Queremos, com isso, criar condições para que o diálogo extravase quaisquer barreiras temáticas, abraçando a vitalidade fundamental da obra de um dos mais célebres escritores da Humanidade.

Toda a sessão foi pensada tendo por base o desejo de devolver à literatura uma dimensão social, que permita a interação com, e através, do verbo. Assim, a sua dinâmica fundamental é a iteração de turnos de leitura-comentário: a cada momento de enunciação seguir-se-á uma ronda de debate acerca de todas as ideias que o texto lido «em voz alta» convoque. Trata-se, assim, de uma tertúlia muito aproximada da ideia «clássica» de leitura em grupo, com a exceção de que serão lidos excertos e não uma obra na totalidade — embora muito desejássemos fazê-lo, a verdade é que temos apenas uma sessão!…

Restará dizer, a respeito de tempo e duração, que a sessão decorrerá no próximo dia 25 de março, entre as 21:30 e as 23:00h. A tertúlia será totalmente online, através da plataforma Colibri-Zoom: para se juntarem a nós, basta seguirem o link que vos deixamos e fazerem a autenticação com as vossas credenciais da Universidade Aberta!

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85693956130?pwd=ZUdOTHVSTnJaa0J1ODJRMXZEdjcvdz09
Password: tertulia
ID da Reunião: 856 9395 6130


Está feito, então, o nosso convite para esta 1ª Edição da Janela Literária! Juntem-se a nós nesta grande celebração da leitura e das ideias!

A Janela Literária é o espaço de tertúlias promovido no âmbito dos Encontros de Humanidades, o espaço de toda a comunidade da Licenciatura em Humanidades criado pelo Núcleo Humanista.
 
Last edited:
Status
Não está aberto para novas respostas.