Associação Académica da Universidade Aberta
Registe-se usando o e-mail institucional e aceda aos conteúdos privados para os estudantes.
O email de confirmação é enviado imediatamente, se não receber o email de confirmação, estará na pasta lixo ou spam.
Criar conta

Finalista...,e agora...?

SofiaLino

Novato no Fórum
Estudante
2 Setembro 2020
1
0
Seixal
Tipo de utilizador
Aluno
Curso
Licenciatura em Ciências Sociais
Olá a todos,

sou finalista este semestre na UAB - Ciências Sociais, Minor psicologia. Só me faltam duas UCS - Psicologia da Arte e Psicologia do Desenvolvimento Humano. Que documento deverei pedir quando terminar a licenciatura? Carta de curso (antigo certificado de habilitações?), ou Diploma?. Isto porque pretendo subir para técnica superior ou candidatar-me a vários concursos.

Outra dúvida: queima das fitas...e todas as coisas que "temos direito", traje, etc...vocês organizam isto? Tratam de forma a juntar todos os finalistas?

Obrigada.

Andreia Sofia Lino
Aluna 1601580.
 

Ricardo Dias Marques

Novato no Fórum
Sócio AAUAb
12 Setembro 2020
1
5
Lisboa
Tipo de utilizador
Antigo Aluno
Curso
Licenciatura em Engenharia Informática
Boa noite, @SofiaLino

Concluí a LI ("Licenciatura em Informática"), aqui na UAb, em dezembro de 2016. No meu caso, o documento que pedi foi o que a UAb designava (e ainda designa), no seu Preçário, de "Diploma de Conclusão de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento".

No "Preçário" atual - "2021-2022 | Tabela de Propinas dos Cursos, Taxas e Emolumentos" - disponível em https://portal.uab.pt/wp-content/up...ropinas-taxas-e-emolumentos-UAb-2021-2022.pdf a partir da página de "Pagamentos" - https://portal.uab.pt/pagamentos/ - do site da UAb - o custo desse "Diploma de Conclusão" é de 100,00 € ("cem euros").

No mesmo "Preçário" está também o outro documento - "Carta de Curso (Grau de Licenciado)" - que atualmente tem o mesmo custo do Diploma de Conclusão (100 Euros). Já agora, posso dizer que, até ao ano letivo de 2016-2017 (inclusive), a "Carta de Curso" era mais cara (custava 150 Euros) do que o "Diploma de Conclusão de Licenciatura e Mestrado" (que custava 100 Euros, tal como agora), conforme se pode verificar por exemplo, no documento de "Aprovação da tabela de propinas do ano letivo de 2016/2017" - http://portal.uab.pt/wp-content/uploads/2018/02/CG-01-2016.pdf


Mas qual é então a diferença entre os 2 documentos ("Diploma de Conclusão" vs "Carta de Curso")? Na página do site da UAb sobre "Declarações, Certidões, Diplomas e Cartas de Curso" - http://portal.uab.pt/declaracoes-certidoes-e-diplomas/ - encontramos a seguinte informação:

(...)
As declarações específicas têm de ser requeridas através do formulário abaixo e estão sujeitas à cobrança de emolumentos, de acordo com o preçário em vigor (cf. Pagamentos):
(...)
  • Diploma de Conclusão – documento oficial emitido quando o estudante termina o curso (licenciatura, mestrado ou doutoramento), sendo anuladas as UC em que o estudante estiver inscrito. Do Diploma consta: nome completo, tipo e número do documento de identificação, designação do curso, grau, data de conclusão e classificação final.
  • Carta de Curso (para licenciaturas e mestrados) e Carta Doutoral (para doutoramentos) – documentos facultativas, do qual constam: nome completo, tipo e número do documento de identificação, designação do curso, grau, data de conclusão e classificação final. O tempo de emissão destes documentos é de aproximadamente 3 meses.
FORMULÁRIO [ https://sitcon.uab.pt/Mensagens/form/23 ]


Posso dizer que, no meu caso, apenas pedi o "Diploma de Conclusão" (NÃO pedi a "Carta de Curso"). O "Diploma de Conclusão" tem-me sido suficiente para todos os efeitos. Dito isso, há quem diga que a "Carta de Curso" tem mais aceitação a nível internacional. Numa "nota" parcialmente relacionada: existe ainda um "Suplemento ao Diploma" (gratuito) que, "no meu tempo", a UAb apenas emitia a pedido do Estudante e o pedido teria de ser feito 1 ano ou mais tarde do que o "Diploma". Contudo, pelo que leio agora na página do "Suplemento ao Diploma" no site da UAb - https://portal.uab.pt/suplemento-ao-diploma/- o Suplemento ao Diploma agora "É emitido obrigatoriamente e de forma gratuita sempre que um diploma é outorgado."


Uma outra pergunta que se pode naturalmente colocar é: qual é a diferença de ASPETO entre o "Diploma de Conclusão" e a "Carta de Curso"? Eu digitalizei o meu "Diploma de Conclusão" e um colega de outro curso digitalizou a "Carta de Curso" dele. Incluo abaixo as imagens (com os nomes e outros dados de identificação removidos) de ambos os documentos, para que se possa perceber melhor a diferença. Para além disso, estive a transcrever o conteúdo textual dos dois documentos (para o seu conteúdo ser mais facilmente pesquisável, aqui no Fórum):

Diploma de Conclusão:

DIPLOMA de Conclusão - Grau de Licenciado - Universidade Aberta (UAb)


Conteúdo textual:

" DIPLOMA

-----ISABEL MARIA MARTINHO LOPES SARAIVA DE MATOS PIRES, Diretora dos Serviços Académicos da Universidade Aberta, certifica que do registo de resultados arquivados nesta Universidade consta que [ Nome completo do Estudante ], portador(a) do Cartão único de cidadão número [ número ], concluiu no dia [ Data de conclusão] a Licenciatura em [ Nome da Licenciatura], que lhe confere o grau de licenciado, com a classificação final de [ Média de conclusão ], qualificação de [ Nível qualitativo ].
----- Por ser verdade e ter sido requerido, passo o presente diploma que assino e vai autenticado com o selo branco em uso nesta Universidade.
----- Lisboa, Universidade Aberta, [ Data de emissão do documento ]
A Diretora dos Serviços Académicos

[ Assinatura ]

Isabel Saraiva "


Carta de Curso:

CARTA DE CURSO - Grau de Licenciado - Universidade Aberta (UAb)


Conteúdo textual:

" CARTA DE CURSO
Grau de Licenciado

Eu, Paulo Maria Bastos da Silva Dias, Reitor da Universidade Aberta, faço saber que: [ Nome completo do Estudante ] natural de [ Localidade ], tendo frequentado esta Universidade, concluiu, em [ Data de conclusão ], a Licenciatura em [ Nome da Licenciatura ], com a classificação final de [ Média de conclusão ] valores, pelo que, em conformidade com as disposições legais em vigor, lhe mandei passar a presente carta de curso em que o declaro habilitado com o grau de

Licenciado em [ Nome da Licenciatura ]

Universidade Aberta, [ Data de emissão do documento ]

A Administradora O Reitor

[ Assinatura da Administradora ] [ Assinatura do Reitor ] "


Espero ter ajudado. Felicidades para a conclusão da Licenciatura! :)
 
Last edited: