Associação Académica da Universidade Aberta
Registe-se usando o e-mail institucional e aceda aos conteúdos privados para os estudantes.
O email de confirmação é enviado imediatamente, se não receber o email de confirmação, estará na pasta lixo ou spam.
Criar conta

Historia

Breve história da AAUAb

No início de 2002, a partir de uma iniciativa levada a cabo no Fórum da Sala de Convívio, site não oficial criado pelo então estudante Fernando Algarvio, foram dados os primeiros passos para a constituição de uma Comissão Instaladora da Associação Académica da Universidade Aberta, que visava minorar o isolamento sentido pelos alunos no ensino a distância.

No dia 1 de junho de 2002, no Hotel do Mar em Sesimbra, realizou-se a primeira reunião de trabalho, na qual foram eleitos os estudantes que iriam integrar a Comissão Instaladora: Fernando Algarvio (eleito Presidente), Rui Parreira (eleito Vice-Presidente), Rui Sousa (eleito Secretário), Filipe Firmo, Helena Alves, Jorge Ramalho, Rui Repas e Emílio Nicolau (eleitos vogais).

A Comissão Instaladora iniciou de imediato o processo de recolha das assinaturas necessárias para a convocação da Assembleia Geral Constituinte (estimadas em 1.100, correspondentes a 10% do número de estudantes da Universidade Aberta naquela data) e, com a colaboração de outros colegas, redigiu o projeto de Estatutos a apresentar em Assembleia Geral.

O projeto de estatutos foi debatido na Internet com a participação de mais de duas centenas de colegas de todo o país e estrangeiro.
Os fundamentos que levaram à criação da Associação Académica foram apresentados à Reitora da Universidade Aberta, Professora Doutora Maria José Ferro Tavares, a quem foi solicitada a colaboração da Universidade na prestação de apoio administrativo para a constituição da AAUAb, pedido prontamente satisfeito.

No final do ano letivo 2002/03, apesar das dificuldades resultantes do método de ensino a distância, estavam recolhidas as assinaturas necessárias para ser convocada uma Assembleia Geral extraordinária para aprovação do projeto de Estatutos.

A Assembleia Geral Constituinte realizou-se no dia 19 de julho de 2003, na sede da Universidade Aberta. Embora a maioria dos estudantes presentes representassem os distritos de Lisboa e Setúbal, há a realçar a presença de colegas do distrito do Porto e da Região Autónoma da Madeira que se deslocaram expressamente para o efeito.

Na Assembleia Geral Constituinte foi ratificada a Comissão Instaladora que ficou mandatada para efetuar as diligências necessárias com vista à publicação dos estatutos em Diário da República, a qual viria a ocorrer em 22 de outubro de 2004.
Em 19 de Julho de 2005, exatamente 2 anos após a realização da Assembleia Geral Constituinte, tiveram lugar as primeiras eleições para os órgãos sociais da AAUAb.

Com um mandato de dois anos, a Direcção estabeleceu como objetivo prioritário a implementação e afirmação da Associação Académica junto dos estudantes, órgãos de gestão da Universidade Aberta e órgãos de soberania.

A tomada de posse realizou-se a 28 de julho de 2005, na sede da Universidade Aberta, em cerimónia na qual usaram da palavra a Magnífica Reitora Professora Doutora Maria José Ferro Tavares e o Presidente da Direcção eleita, Fernando Algarvio.

Esta Direcção manter-se-ia em funções até 14 de março de 2009, data em que um novo elenco diretivo, liderado por Sérgio Encarnação, assumiu a condução dos destinos da AAUAb.

Na sequência de eleições antecipadas, Florival Pereira assumiu a presidência da Direcção da AAUAb a 6 de fevereiro de 2010.

Em 25 de Junho de 2011, na sequência de eleições antecipadas, José Aragão assumiu a presidência da Mesa da Assembleia Geral, Joana Nobre assumiu a presidência do Concelho Fiscal e Joaquim Oliveira assumiu a presidência da Direcção da AAUAb.

Em 27 de Março de 2013 tomaram posse no Palácio Ceia, perante vários colegas e o Magnifico Reitor, os órgãos sociais que conduziram os destinos da AAUAb até 5 de junho de 2015. Entre eles, Isabel Lima assumiu a presidência da Mesa da Assembleia Geral, António Namorado a presidência do Conselho Fiscal e Fernando Tomás a presidência da Direção.

Em 2015, a AAUAb conseguiu finalmente, após vários anos de discussão sobre o assunto, implementar a eleição por voto eletrónico, com a colaboração dos serviços informáticos da Universidade Aberta. Dessa implementação, já devidamente regularizada nos nossos estatutos, resultou a maior participação eleitoral de sempre na história da nossa associação, tendo sido eleitos os órgãos sociais para o biénio 2015-2017, os quais tomaram posse a 6 de junho de 2015. Como Presidente da Mesa da Assembleia Geral foi eleito Fernando Carlos Gomes; como Presidente do Conselho Fiscal foi eleito Luís Belo; e como Presidente da Direção, Cristina Jesus Silva.

Após novas eleições em abril de 2017, são órgãos sociais, Cristina Chainho, Presidente da Mesa da Assembleia Geral; José Castelhano, Presidente do Conselho Fiscal; e Rui Menino, Presidente da Direção. A nova direção assenta num princípio fundamental - trabalhar para unir cada vez mais a enorme comunidade dos estudantes UAb. A AAUAb deve ser o órgão representativo de todos os estudantes, onde todos se revejam e com a qual se identifiquem.

Em 22 de fevereiro de 2021, foi aprovada a definição de estudante da Universidade Aberta, "São estudantes da Universidade Aberta todos os inscritos num curso conferente de grau (1.º, 2.º e 3.º ciclos), assim como todos os inscritos em Unidades Curriculares Isoladas que integrem planos de estudos de cursos de 1.º, 2º e 3º ciclos e de pós-graduações (mínimo de 6 ECTS, correspondentes a um semestre)." Esta clarificação, além do seu valor intrínseco, possibilita uma participação mais ativa de todos os estudantes na vida da nossa Universidade. Este foi o primeiro passo para que possamos dar continuidade ao projeto de atualização dos Estatutos da AAUAb, com vista a reforçar e a tornar mais visível a qualidade da nossa intervenção como estudantes. Este processo havia sido liderado pelo Presidente e Vice Presidente da Direção, respectivamente Paulo Ramos de Carvalho e André Maciel, e pela Presidente da Assembleia Geral, Ana Paula Martinho, eleitos em 2020.

No dia 20 de agosto de 2022 foi realizada a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação Académica. São órgãos sociais: António Tavares, Presidente da Mesa da Assembleia Geral; Teresa Pereira, Presidente do Conselho Fiscal; e Joaquim Bompastor, Presidente da Direção. A nova equipa acredita que juntos irá conseguir fazer um trabalho profícuo. O que for feito bem no decorrer deste novo mandato, pode fazer uma enorme diferença na vida de milhares de estudantes.